Junto Ao Tanque De Betesda

 Havia em Jerusalém um grande tanque chamado Betesda. Às vezes suas águas eram agitadas e o povo acreditava que o anjo do Senhor descia para agitá-las, e que o primeiro que descesse ao tanque seria curado de qualquer doença que tivesse.

      Um grande número de pessoas vinha àquele lugar com a esperança de ser curado; porém, a maioria amargava a decepção. Ao moverem-se as águas, a multidão se juntava, de modo que muitos nem sequer conseguiam chegar às bordas do tanque.

      Em um dia de sábado, Jesus foi a Betesda. Seu coração encheu-se de compaixão quando viu os pobres sofredores ali. Um deles parecia ser o mais desafortunado de todos. Durante trinta e oito anos sofria de paralisia. Nenhum médico poderá curá-lo. Muitas vezes foi levado a Betesda; porém, quando as águas se agitavam, sempre outra pessoa passava adiante dele.

      Naquele sábado, ele tentou mais uma vez aproximar-se do tanque, mas em vão. Jesus viu-o arrastar-se de volta a esteira que lhe servia de cama. Estava no limite de suas forças. Se ninguém o socorresse de imediato, morreria.

      Quando se deitou e levantou os olhos para olhar o tanque, um rosto compassivo inclinou-Se para ele e lhe perguntou: "Queres ser curado?" João 5:6.

      O homem respondeu com tristeza: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." João 5:7.

       O paralítico não sabia que Aquele que lhe falava tinha poder para curar, não apenas ele, mas todos os que viessem a Sua presença. Disse-lhe então Jesus: "Levanta-te, toma o teu leito e anda." João 5:8.

       Imediatamente o homem tentou obedecer à ordem e sentiu-se forte o suficiente para pôr-se em pé e andar. Que prazer sentiu!

       Tomou sua cama e correu, louvando a Deus a cada passo que dava. Logo encontrou alguns fariseus e contou-lhes sobre a maravilhosa cura. Eles não pareciam felizes, mas o reprovaram por carregar sua cama no dia de sábado. O curado então lhes disse: "O mesmo que me curou me disse: toma o teu leito e and." João 5:11. Deixaram pois de censurar o homem e passaram a culpar aquele que lhe disse para carregar seu leito no dia de sábado.