Aos que O acusaram de abolir a lei, respondeu: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." Mat. 5:17.
Cumprir significa guardar ou praticar (Tia. 2:8). Desse modo, quando Jesus veio a João Batista para ser batizado, disse: "... nos convém cumprir toda a justiça." Mat. 3:15. Cumprir a lei é obedecer perfeitamente a ela.
A lei de Deus jamais poderá ser modificada, porque Cristo disse: Ate que o céu e a terra passem, nem um "i" ou um "til" jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Mat. 5:18. Quando Ele perguntou: É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida ou deixa-la perecer?(Luc. 6:9) mostrou que podia ler o coração dos ímpios fariseus que O acusavam.
Enquanto Jesus tentava salvar vidas curando os doentes, os fariseus tentavam destruir a vida, condenando-O à morte. O que seria melhor, matar no sábado, como planejavam, ou curar os sofredores como Jesus fazia?
Seria melhor ocupar os pensamentos com ideias homicidas ou demonstrar amor à humanidade através de atos de bondade e misericórdia?
Em muitas ocasiões, os judeus acusaram a Jesus de transgredir o sábado. Muitas vezes tentaram mata-lo porque Ele não o guardava de acordo com as tradições judaicas. Porém isso não O afetavam. Ele guardava o sábado como Deus desejava.