Um sábado, quando Cristo e os discípulos voltavam da sinagoga, atravessaram um campo de cereais. Já era tarde e eles estavam com fome; por isso, colheram algumas espigas e comeram os grãos.
Em qualquer outro dia era permitido colher e comer fruto da terra, mas jamais no sábado. Os inimigos de Cristo viram o que os discípulos fizeram e disseram a Jesus:
"Eis que os Teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado." Mat. 12:2. Jesus, porém, defendeu os discípulos. Lembrou aos acusadores que Davi, quando precisou, comeu os pães da proposição do tabernáculo e deu também aos seus famintos seguidores.
Se foi direito para Davi, quando faminto, comer os pães sagrados, não seria direito aos discípulos colher os grãos nas horas sagradas porque estavam com fome?
O sábado não foi feito para ser um fardo ás pessoas mas para o bem delas e para dar-lhes paz e repousa. por isso Jesus disse: "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." Mar. 2:27.
"Sucedeu que, em outro sábado, entrou Ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja a mão direita estava ressequida. Os escribas e fariseus observavam-no, procurando ver se Ele faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que O acusar. Mas Ele, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e vem para o meio; e ele levantando-se, permaneceu de pé. Então, disse Jesus a eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou mal? salvar a vida ou deixá-la perecer? E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão. E assim o fez, e a mão lhe foi restaurada. Mas eles encheram de furor e discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus." Luc. 6:6-11.
Jesus mostrou-lhes quão incoerentes eram, ao fazer-lhes esta pergunta: "Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço tirando-a dali?" Mat. 12:11.
Eles não puderam responder a essa pergunta. Então o Salvador lhes disse: "Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem." Mat. 12:12.
É lícito, ou seja, está de acordo com a lei. Cristo jamais reprovou os judeus por guardarem a lei de Deus ou por honrarem o sábado. Ao contrário, Ele sempre exaltou a lei em toda a sua plenitude.
Declarou Isaías a respeito de Jesus: "Foi do agrado do Senhor, por amor da Sua própria justiça, engrandecer a lei e fazê-la gloriosa." Isa. 42:21. Engrandecer significa exaltar, e elevar a uma posição de destaque.
Cristo engradeceu a lei demonstrando o maravilhoso significado de cada um de seus preceitos. Mostrou que a obediência não consiste apenas de atos externos que podem ser vistos pelos homens, mas envolve também os pensamentos que podem ser sondados por Deus.